Pular para o conteúdo principal

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO INICIA SEGUNDA-FEIRA EM GENTIO DO OURO



O Cartório Eleitoral de Gentio do Ouro dará início, no dia 21 de agosto de 2017, ao recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. O atendimento será realizado no prédio da antiga creche, na sede do município.

Diariamente serão atendidos 25 eleitores.  Os distritos e as comunidades serão atendidos apenas nas quartas e sextas. Eleitores da sede serão atendidos nas segundas, terças e quintas.

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS: Diariamente serão distribuídas 25 senhas de atendimento. 

SOBRE O AGENDAMENTO: Segunda, terça e quinta feira, o cartório atenderá os eleitores da sede. Quarta e sexta feira os eleitores dos distritos e das comunidades.
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Inicialmente de 8:00h às 12:00h e 14:00h às 17:00h

PRAZO FINAL: Ainda não existe a fixação de um prazo limite para realização do Recadastramento Biométrico.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO:

Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento? Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo.
O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento? O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.

Documentos necessários? Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar);
Comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, 3 meses), conforme abaixo: 

Em nome do eleitor; 
Em nome de um parente (o eleitor deve comprovar o parentesco);
Se for o 1º título eleitoral, necessita se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos);
Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.

Meu familiar (irmão/mãe/pai etc.) está doente ou é idoso, tem dificuldade de locomoção ou é pessoa com deficiência e não pode comparecer pessoalmente ao recadastramento. Posso fazer o recadastramento por ele (a)?
Não, pois a legislação não permite procuração para o atendimento eleitoral. Todos os eleitores devem comparecer pessoalmente. No caso do eleitor enfermo, ele pode aguardar o seu restabelecimento para regularizar a situação; para pessoas com necessidades especiais, a Justiça Eleitoral está buscando locais que atendam requisitos de acessibilidade. Para a coleta de dados biométricos, são necessários estrutura e equipamentos diferenciados, dificultando sua montagem em qualquer lugar. Verifique com o Cartório da sua Zona Eleitoral a solução possível para cada caso.

Da redação, 18/08/2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg