Pular para o conteúdo principal

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:


Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde.

Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Dr. Joaquim Neto é médico, formado pela Escola Baiana de Medicina, abraçou a obstetrícia e a ginecologia como especializações, embora atenda a todos os pacientes com o carinho e a dedicação que lhes são peculiares. Profissional dedicado está sempre em busca de novos desafios: foi diretor do Hospital Geral de Antas; do Hospital Dantas Bião e da maternidade de Alagoinhas. Dirigiu também a 3ª DIRES em Alagoinhas; trabalhou para as Prefeituras de Catu, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias; é fundador da Clínica Hemovida, em Alagoinhas, e do Hospital Geral de Sátiro Dias. Necessário se faz acrescentar que jamais cobrou uma consulta de qualquer paciente, o que só vem expor quanto é doce e meigo o seu coração. Além do mais ainda é médico voluntário do Atlético de Alagoinhas, há anos atende voluntariamente em Cícero Dantas e continua a atender os pacientes de Sátiro Dias em seu hospital todas as terças-feiras.

Como homem antenado com o seu espaço e seu tempo, Joaquim Neto também aderiu à comunicação e instalou em Sátiro Dias a Rádio Comunitária Felicidade FM, levando entretenimento a todo o povo.
Homem de luta, determinação e garra, Joaquim Neto é sobrinho de Dionísio Chagas, pracinha que morreu lutando em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial e sempre mostrou ser verdadeiramente corajoso como o seu tio que empresta o seu nome a Rua 24 de Maio em Alagoinhas.

Ingressou cedo na vida eletiva. No ano de 1996, aos trinta e quatro anos de idade, as urnas o consagraram como o 10º prefeito do município de Sátiro Dias sendo reeleito em 2000 com uma votação esmagadora.

Administrador competente, como médico e filho de professora, sabe que as políticas públicas para a Saúde, passam, necessariamente, pela Educação, e, por isso, suas gestões foram marcadas por fortes investimentos nas áreas de Saúde, Educação e no combate à seca, promovendo irrigação para a zona rural, amenizando sensivelmente os efeitos da seca verde, sem se esquecer, porém, de zelar pelo eco-paisagismo da área urbana.

Durante os períodos à frente do município, suas prioridades de governo são as gerações de empregos e renda e construção de casas populares, reduzindo o déficit habitacional ora existente. Militante que é, foi eleito diretor-financeiro da União das Prefeituras da Bahia e presidente da Associação dos Prefeitos da Região Norte.
À convite do governo cubano viajou àquele país para conhecer o “Programa de Saúde Familiar” e, em maio de 2003, viajou a Madri, capital da Espanha, para participar do “Congresso Internacional de Gestão Pública”.

No apagar das luzes do governo César Borges, Dr. Joaquim Neto foi agraciado com o título de Melhor Prefeito da Região, em solenidade realizada no Centro de Convenções da Bahia. Também, foi homenageado, em Brasília, como “Prefeito Destaque Imprensa”; foi premiado, em Fortaleza, como um dos melhores prefeitos do Brasil. Em Petrolina recebeu o título de melhor prefeito de cidades de pequeno porte do Nordeste. Em sua segunda gestão o município foi agraciado com o diploma de “Melhores Administrações Brasileiras”, em reconhecimento dos órgãos públicos ligados à Saúde e Educação. 

A Câmara de Vereadores de Sátiro Dias lhe concedeu o prêmio de melhor prefeito de todos os tempos. E no final do seu segundo mandato recebeu o prêmio “Prefeito Destaque” concedido pela Petrobrás. Entre tantas outras que lhes foram conferidas.

Os muitos prêmios recebidos são os reconhecimentos ao seu trabalho sério e transparente, mostrando de forma inconteste ser o legítimo herdeiro político do seu tio José Belarmino Cardoso, primeiro prefeito de Sátiro Dias, e a sua dedicação ao povo satirodiense o conduziram ao seu terceiro mandato à frente do município.

Desta feita, Dr. Joaquim Neto está concorrendo ao Prêmio Prefeito Amigo das Crianças e ao Selo Unicef e tem se preocupado em urbanizar a cidade, construir escolas e postos de saúde, investimento em cultura e em levar ao povo de Sátiro Dias e região artistas consagrados nacionalmente, o que tem se tornado a sua marca.
Este é Joaquim Belarmino Cardoso Neto, um homem admirado, um excelente profissional da área de saúde e um político respeitado por todos.


Por: Romeu Júnior

Comentários

  1. Só esqueceram de mencionar o sapeca iaiá que ele tomou em Sátiro Dias na ultima eleição. Saiu enxotado da cidade e espero eu que nunca mais volte.

    ResponderExcluir
  2. Verdade e agora quer ganhar p prefeito de alagoinhas...acha pouco o tanto q ja comeu do nosso bolso..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Irecê é sequestrado e morto na região de Jacobina

Um jovem de 20 anos, identificado por Aldair de Barros Santos, natural de Irecê, foi sequestrado por homens armados que o surpreenderam em sua casa, no bairro Jacobina IV, na cidade de Jacobina. Já no final da manhã de quarta-feira (08), numa estrada vicinal que dá acesso ao município de Miguel Calmon, o corpo de Aldair foi localizado. Ele foi morto com vários tiros na cabeça. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O corpo foi reconhecido pela família da vítima. De acordo com a polícia, Aldair era suspeito de tentativa de homicídio em Canarana. Familiares disseram que ele há cerca de três anos esteve preso durante seis meses no Complexo Policial de Irecê, sob acusação de assassinato. A vítima mudou para Jacobina há três meses onde vendia pães na rua. O corpo de Aldair foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina e seguiu para a cidade de Irecê. Fonte: Central Notícia

POR CORRUPÇÃO IVONILTON VIEIRA AGORA É FICHA SUJA

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 24 prefeitos, com tudo, o ano de 2017 será marcado por algo inédito na política local, pois pela primeira vez em 127 anos de emancipação, um ex-prefeito teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Trata-se de Ivonilton Vieira dos Santos, que teve seus direitos políticos cassado por cometer graves irregularidades à frente da gestão municipal, a exemplo da emissão de 241 cheques sem fundos e a ausência de processos licitatórios referentes a vários processos de pagamento. Eleito em 2008, e reeleito em 2012, o ex-prefeito protagonizou também o pior fim de mandato, pois o descaso e a precariedade eram os cartões-postais do Município, com quadras abandonadas, obras inacabadas, salários de servidores atrasados, vias esburacadas, educação estagnada, e a saúde à beira do colapso; ou seja, a má qualidade de vida era visível entre a maioria dos munícipes. O ex-prefeito "esqueceu" os deveres de representar d...

População carente de Gentio do Ouro esta sem sinal de TV há 3 meses

Parte da população de Gentio do Ouro que não tem condições de adquirir antenas parabólicas vem sofrendo com o descaso, devido a falta de sinal da TV aberta que já se arrasta por quase 3 meses. Indignado com o problema, um morador que não quis se identificar, temendo represálias, solicitou ao Blog, publicação de artigo a respeito do caso, além de cobrar das autoridades competentes a solução para restabelecimento do sinal. A população menos favorecida financeiramente, é a mais prejudicada pela falta de sinal, pois é um dos poucos meios de informação e entretenimento da qual a mesma tem acesso. Espera-se que o Prefeito Ivonilton Vieira, tome conhecimento do problema e procure solucioná-lo o mais breve possível. Por: Romeu Júnior