Pular para o conteúdo principal

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:


Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde.

Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Dr. Joaquim Neto é médico, formado pela Escola Baiana de Medicina, abraçou a obstetrícia e a ginecologia como especializações, embora atenda a todos os pacientes com o carinho e a dedicação que lhes são peculiares. Profissional dedicado está sempre em busca de novos desafios: foi diretor do Hospital Geral de Antas; do Hospital Dantas Bião e da maternidade de Alagoinhas. Dirigiu também a 3ª DIRES em Alagoinhas; trabalhou para as Prefeituras de Catu, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias; é fundador da Clínica Hemovida, em Alagoinhas, e do Hospital Geral de Sátiro Dias. Necessário se faz acrescentar que jamais cobrou uma consulta de qualquer paciente, o que só vem expor quanto é doce e meigo o seu coração. Além do mais ainda é médico voluntário do Atlético de Alagoinhas, há anos atende voluntariamente em Cícero Dantas e continua a atender os pacientes de Sátiro Dias em seu hospital todas as terças-feiras.

Como homem antenado com o seu espaço e seu tempo, Joaquim Neto também aderiu à comunicação e instalou em Sátiro Dias a Rádio Comunitária Felicidade FM, levando entretenimento a todo o povo.
Homem de luta, determinação e garra, Joaquim Neto é sobrinho de Dionísio Chagas, pracinha que morreu lutando em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial e sempre mostrou ser verdadeiramente corajoso como o seu tio que empresta o seu nome a Rua 24 de Maio em Alagoinhas.

Ingressou cedo na vida eletiva. No ano de 1996, aos trinta e quatro anos de idade, as urnas o consagraram como o 10º prefeito do município de Sátiro Dias sendo reeleito em 2000 com uma votação esmagadora.

Administrador competente, como médico e filho de professora, sabe que as políticas públicas para a Saúde, passam, necessariamente, pela Educação, e, por isso, suas gestões foram marcadas por fortes investimentos nas áreas de Saúde, Educação e no combate à seca, promovendo irrigação para a zona rural, amenizando sensivelmente os efeitos da seca verde, sem se esquecer, porém, de zelar pelo eco-paisagismo da área urbana.

Durante os períodos à frente do município, suas prioridades de governo são as gerações de empregos e renda e construção de casas populares, reduzindo o déficit habitacional ora existente. Militante que é, foi eleito diretor-financeiro da União das Prefeituras da Bahia e presidente da Associação dos Prefeitos da Região Norte.
À convite do governo cubano viajou àquele país para conhecer o “Programa de Saúde Familiar” e, em maio de 2003, viajou a Madri, capital da Espanha, para participar do “Congresso Internacional de Gestão Pública”.

No apagar das luzes do governo César Borges, Dr. Joaquim Neto foi agraciado com o título de Melhor Prefeito da Região, em solenidade realizada no Centro de Convenções da Bahia. Também, foi homenageado, em Brasília, como “Prefeito Destaque Imprensa”; foi premiado, em Fortaleza, como um dos melhores prefeitos do Brasil. Em Petrolina recebeu o título de melhor prefeito de cidades de pequeno porte do Nordeste. Em sua segunda gestão o município foi agraciado com o diploma de “Melhores Administrações Brasileiras”, em reconhecimento dos órgãos públicos ligados à Saúde e Educação. 

A Câmara de Vereadores de Sátiro Dias lhe concedeu o prêmio de melhor prefeito de todos os tempos. E no final do seu segundo mandato recebeu o prêmio “Prefeito Destaque” concedido pela Petrobrás. Entre tantas outras que lhes foram conferidas.

Os muitos prêmios recebidos são os reconhecimentos ao seu trabalho sério e transparente, mostrando de forma inconteste ser o legítimo herdeiro político do seu tio José Belarmino Cardoso, primeiro prefeito de Sátiro Dias, e a sua dedicação ao povo satirodiense o conduziram ao seu terceiro mandato à frente do município.

Desta feita, Dr. Joaquim Neto está concorrendo ao Prêmio Prefeito Amigo das Crianças e ao Selo Unicef e tem se preocupado em urbanizar a cidade, construir escolas e postos de saúde, investimento em cultura e em levar ao povo de Sátiro Dias e região artistas consagrados nacionalmente, o que tem se tornado a sua marca.
Este é Joaquim Belarmino Cardoso Neto, um homem admirado, um excelente profissional da área de saúde e um político respeitado por todos.


Por: Romeu Júnior

Comentários

  1. Só esqueceram de mencionar o sapeca iaiá que ele tomou em Sátiro Dias na ultima eleição. Saiu enxotado da cidade e espero eu que nunca mais volte.

    ResponderExcluir
  2. Verdade e agora quer ganhar p prefeito de alagoinhas...acha pouco o tanto q ja comeu do nosso bolso..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg