Pular para o conteúdo principal

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:


Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde.

Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Dr. Joaquim Neto é médico, formado pela Escola Baiana de Medicina, abraçou a obstetrícia e a ginecologia como especializações, embora atenda a todos os pacientes com o carinho e a dedicação que lhes são peculiares. Profissional dedicado está sempre em busca de novos desafios: foi diretor do Hospital Geral de Antas; do Hospital Dantas Bião e da maternidade de Alagoinhas. Dirigiu também a 3ª DIRES em Alagoinhas; trabalhou para as Prefeituras de Catu, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias; é fundador da Clínica Hemovida, em Alagoinhas, e do Hospital Geral de Sátiro Dias. Necessário se faz acrescentar que jamais cobrou uma consulta de qualquer paciente, o que só vem expor quanto é doce e meigo o seu coração. Além do mais ainda é médico voluntário do Atlético de Alagoinhas, há anos atende voluntariamente em Cícero Dantas e continua a atender os pacientes de Sátiro Dias em seu hospital todas as terças-feiras.

Como homem antenado com o seu espaço e seu tempo, Joaquim Neto também aderiu à comunicação e instalou em Sátiro Dias a Rádio Comunitária Felicidade FM, levando entretenimento a todo o povo.
Homem de luta, determinação e garra, Joaquim Neto é sobrinho de Dionísio Chagas, pracinha que morreu lutando em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial e sempre mostrou ser verdadeiramente corajoso como o seu tio que empresta o seu nome a Rua 24 de Maio em Alagoinhas.

Ingressou cedo na vida eletiva. No ano de 1996, aos trinta e quatro anos de idade, as urnas o consagraram como o 10º prefeito do município de Sátiro Dias sendo reeleito em 2000 com uma votação esmagadora.

Administrador competente, como médico e filho de professora, sabe que as políticas públicas para a Saúde, passam, necessariamente, pela Educação, e, por isso, suas gestões foram marcadas por fortes investimentos nas áreas de Saúde, Educação e no combate à seca, promovendo irrigação para a zona rural, amenizando sensivelmente os efeitos da seca verde, sem se esquecer, porém, de zelar pelo eco-paisagismo da área urbana.

Durante os períodos à frente do município, suas prioridades de governo são as gerações de empregos e renda e construção de casas populares, reduzindo o déficit habitacional ora existente. Militante que é, foi eleito diretor-financeiro da União das Prefeituras da Bahia e presidente da Associação dos Prefeitos da Região Norte.
À convite do governo cubano viajou àquele país para conhecer o “Programa de Saúde Familiar” e, em maio de 2003, viajou a Madri, capital da Espanha, para participar do “Congresso Internacional de Gestão Pública”.

No apagar das luzes do governo César Borges, Dr. Joaquim Neto foi agraciado com o título de Melhor Prefeito da Região, em solenidade realizada no Centro de Convenções da Bahia. Também, foi homenageado, em Brasília, como “Prefeito Destaque Imprensa”; foi premiado, em Fortaleza, como um dos melhores prefeitos do Brasil. Em Petrolina recebeu o título de melhor prefeito de cidades de pequeno porte do Nordeste. Em sua segunda gestão o município foi agraciado com o diploma de “Melhores Administrações Brasileiras”, em reconhecimento dos órgãos públicos ligados à Saúde e Educação. 

A Câmara de Vereadores de Sátiro Dias lhe concedeu o prêmio de melhor prefeito de todos os tempos. E no final do seu segundo mandato recebeu o prêmio “Prefeito Destaque” concedido pela Petrobrás. Entre tantas outras que lhes foram conferidas.

Os muitos prêmios recebidos são os reconhecimentos ao seu trabalho sério e transparente, mostrando de forma inconteste ser o legítimo herdeiro político do seu tio José Belarmino Cardoso, primeiro prefeito de Sátiro Dias, e a sua dedicação ao povo satirodiense o conduziram ao seu terceiro mandato à frente do município.

Desta feita, Dr. Joaquim Neto está concorrendo ao Prêmio Prefeito Amigo das Crianças e ao Selo Unicef e tem se preocupado em urbanizar a cidade, construir escolas e postos de saúde, investimento em cultura e em levar ao povo de Sátiro Dias e região artistas consagrados nacionalmente, o que tem se tornado a sua marca.
Este é Joaquim Belarmino Cardoso Neto, um homem admirado, um excelente profissional da área de saúde e um político respeitado por todos.


Por: Romeu Júnior

Comentários

  1. Só esqueceram de mencionar o sapeca iaiá que ele tomou em Sátiro Dias na ultima eleição. Saiu enxotado da cidade e espero eu que nunca mais volte.

    ResponderExcluir
  2. Verdade e agora quer ganhar p prefeito de alagoinhas...acha pouco o tanto q ja comeu do nosso bolso..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

CANTOR FABIANO DA DUPLA SERTANEJA CEZAR MENOTTI E FABIANO VISITA GENTIO DO OURO:

Neste domingo (02/06), a cidade de Gentio do Ouro recebeu pela primeira vez a visita honrosa do cantor sertanejo de renome nacional Fabiano Menotti da dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano. Como não poderia deixar de ser, o cantor foi recepcionado com muita festa pelos moradores locais. Parte da infância, o cantor Fabiano Menotti morou na cidade de Gentio do Ouro. Atraído pela mineração, o ex-garimpeiro Toninho do Ouro, pai do cantor, instalou-se no município, desde então, Fabiano Menotti mantém uma sólida amizade com o casal Edmundo e Mônica Bastos. Por: Romeu Júnior