Pular para o conteúdo principal

A distribuição de vales-combustivel nas campanhas eleitorais:


A cada eleição cresce a vigilância para barrar a compra do voto. Mesmo assim a velha prática do jeitinho brasileiro de conquistar o eleitor pelo combustível ainda é comum nas nossas cidades, com a obrigação de ser colocados adesivos-propaganda  nos veículos e também de participação nas carreatas.

No calor da campanha os candidatos têm apostado no marketing visual  para aparecer cada vez mais. Existem aqueles que interditam, impunemente, as avenidas e  ruas de muitas cidades baianas. Essa prática nefasta obstaculiza a liberdade de ir e vir.  Por outro lado, carros de som transitam ligando ao máximo a sua aparelhagem sonora, com ensurdecedores mega decibéis, a demostrar  desconexão de postura cidadã.

Os  veículos circulam pelas ruas levando a propaganda dos candidatos, desafiando, a tudo e a todos.

Mas  de volta ao contexto, tem-se que nas eleições passadas a  prática de distribuir combustível  era bastante comum. Todavia, hoje os candidatos estão escolhendo eleitores a dedo e tudo seria por causa da fiscalização eleitoral. Fala-se à boca pequena  e na surdina dos murmúrios urbanos que somente as pessoas de grande confiança do candidato é que estariam ganhando o famigerado “vale combustível”.

Em algumas comarcas da Bahia os juizes eleitorais editaram portarias visando inserir a Polícia  na apuração de crimes eleitorais. A partir de agora, em muitas  cidades do interior do estado, a  compra de votos, o uso de placas irregulares, carros de som acima do volume permitido ou em área restrita também serão fiscalizados pela Polícia Militar e pela Polícia Civil. O objetivo, segundo fontes fidedignas do Judiciário, é garantir maior segurança no cumprimento do que reza  a  legislação eleitoral.

Não obstante, qualquer pessoa maior e capaz que tiver conhecimento da existência de infração penal eleitoral em que caiba ação penal pública, deverá comunicar o fato ao juiz eleitoral local, podendo ser tanto verbalmente quanto por escrito.        

Assim é que recebida a notícia-crime o Juiz Eleitoral a remeterá ao Ministério Público Eleitoral ou, quando se fizer necessário, à Polícia com requisição de instauração de inquérito policial.

Lembre-se: Seu voto não tem preço tem consequência.

Por: Romeu Júnior

Fonte: avozonline.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg