Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO ESTADUAL CAPITÃO FERNANDES FAZ INDICAÇÃO PARA REFORMAR DELEGACIA DO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO:


 
O Deputado Estadual CAPITÃO TADEU FERNANDES, Membro Titular da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, no uso de suas prerrogativas Constitucionais, Legais e Regimental INDICA ao Exmº Sr. Secretário de Governador o seguinte: A reforma da Delegacia do município de Gentio do Ouro, que se encontra em péssimas condições estruturais. Bem como um maior número de policiais e viaturas para o supracitado município e região.
JUSTIFICATIVA
A Delegacia do Município de Gentio do Ouro, conforme indica as fotos, há muito deixou de oferecer condições de trabalho para os companheiros policiais que lá operam. Não por acaso, a mesma encontra-se sob intervenção do Ministério Público e sem Delegado responsável.
 
Diante de tal situação, os cidadãos se vêm obrigados a se deslocar até Xique-Xique, cerca de 90 km de distância, para registrar suas queixas e ver os procedimentos legais sendo respeitados. Realidade que só tem feito a violência local aumentar, prova disso é que até sequestro recentemente ocorreu na região. Além de não contar com uma Delegacia, agrava o cenário a ausência de viaturas e o baixíssimo efetivo disponível no município. Portanto, além da necessária reforma da Delegacia, Gentio do Ouro demanda de forma urgente de um maior aparato policial para fazer frente à escalada da violência.
 
Tanto o Prefeito quanto a sociedade civil organizada tem se mobilizado para ajudar nesta seara.
 
Desde 2010 foi criado o Conselho de Segurança no município que diagnosticou a falta de estrutura policial na região como o principal problema a ser corrigido imediatamente.
 
Sala das Sessões, 27 de fevereiro de 2013
Deputado Capitão Tadeu Fernandes
 
 
Em 01/05/2010 o Blog ConeXão Gentio do Ouro havia publicado artigo com denuncia do estado deplorável e calamitoso da Delegacia do município de Gentio do Ouro.
 
Acesse o link abaixo confira o artigo na integra:


 
Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se...