Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o candidato a vereador Gilliard Herinque

Gilliard Herinque, filho do ex-prefeito José Henrique, decidiu se candidatar pela primeira vez a um cargo público, após a sua expressiva notoriedade política e social ao assumir a linha oposicionista denunciativa contra a gestão do prefeito Ivonilton Vieira.

O Blog Conexão Gentio do Ouro realizou entrevista como o candidato pelo PDT, Gilliard Herinque, filho do ex-prefeito José Henrique.

Gilliard está na disputar por uma das 9 vagas de vereador na Câmara municipal de Gentio do Ouro, para os próximos quatro anos. Decidiu se candidatar pela primeira vez a um cargo público, após a sua expressiva notoriedade política e social ao assumir a linha oposicionista denunciativa contra a gestão do prefeito Ivonilton Vieira.

“Vejo concorrentes muito fortes e que muitas vezes têm alguma vantagem sobre mim. Um possui mandato e a força de um Sindicato, o outro possui mandato e é o atual Presidente da Câmara, enquanto os outros três concorrentes também possuem mandato”. Afirmou Gilliard


Conexão Gentio do Ouro | Gilliard, em relação a sua candidatura para o Legislativo, como foi que surgiu o seu desejo de disputar um cargo na política de Gentio do Ouro?

Gilliard Herinque | Primeiramente quero agradecer ao Conexão Gentio do Ouro pelo convite. O desejo de ser vereador não partiu exclusivamente da minha pessoa. Devido a amizade que conquistei no município e a minha forte atuação na oposição, quando passei a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e a denunciar irregularidades encontradas, vários amigos e lideranças políticas pediram o lançamento do meu nome na disputa pelo cargo.

Conexão Gentio do Ouro | Nas eleições de 2000 o seu pai José Henrique foi eleito para o posto de vice-prefeito. Em 2002 assumiu a cadeira do Executivo Municipal, após o falecimento do prefeito Getúlio Cunha. Nas eleições de 2004 garantiu a reeleição, com isso, pergunto-lhe: o passado político do seu pai contribuirá positivamente ou negativamente nessa sua caminhada ao Legislativo de Gentio do Ouro?

Gilliard Herinque | Realmente meu pai construiu um passado político no município e tenho muito orgulho de ser filho do ex-prefeito José Henrique. Entendo que meu pai cometeu erros e acertos como todos os gestores que passaram pela prefeitura, porém, sigo o meu próprio caminho político e quero escrever a minha própria história. Sou um jovem independente, trabalhador, casado e pai de dois filhos maravilhosos, portanto, costumo dizer que "meu pai responde por ele e eu respondo por mim." Independente da política, posso afirmar que em nosso município poucos homens são tão queridos quanto o ex-prefeito José Henrique, isso é sinal de que além das falhas ele também acertou e cultivou muitas amizades como gestor ou um mero cidadão. Mas respondendo objetivamente a sua pergunta, creio que o passado político do meu pai em várias ocasiões tem contribuído positivamente no meu objetivo de conquistar uma vaga no Legislativo. Em algumas ocasiões, certamente, sou questionado por eventuais deslizes cometidos por meu pai quando foi prefeito, mas sempre procuro absorver positivamente as críticas e nunca concordo com o errado,  deixando claro que eu e o meu pai somos pessoas bastante distintas e cada um tem o seu modo de pensar e agir.

Conexão Gentio do Ouro | Gilliard, você ganhou uma expressiva notoriedade política e social ao assumir a linha oposicionista denunciativa contra o prefeito Ivonilton, isso se deu devido à ineficiência dos atuas vereadores no desenho das funções fiscalizadoras da gestão do dinheiro público?

Gilliard Herinque | Acredito que a minha ascensão política se deu primeiramente à forma como venho agindo ao longo de muitos anos, fiz o meu primeiro discurso na posse do saudoso ex-prefeito Edmundo Bastos no dia 01 de janeiro de 1997, na ocasião eu era uma criança de apenas 09 anos de idade. Isso já tem quase 20 anos! De lá para cá tenho conquistado muitas amizades na vida pessoal e na minha vida pública tenho atuado sempre em defesa dos mais carentes, procurando ser um porta-voz e um legítimo representante do povo. Entendo que em diversas ocasiões o Legislativo municipal se manteve inerte quando direitos da população foram lesados e quando o executivo cometeu crimes graves atentando contra o patrimônio público. Cabe ao vereador fiscalizar a aplicação dos recursos e ser o representante político mais próximo do povo. O vereador precisa ouvir o clamor da população e transformá-lo em bons projetos para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. O vereador precisa atuar durante o seu mandato defendendo o povo em vez de defender o prefeito. Acredito que quando os nossos vereadores se esqueceram de cumprir suas funções eu estava lá, mesmo sem mandato,  para contribuir com o município. Isso também contribuiu para que eu ganhasse grande notoriedade política.

Conexão Gentio do Ouro | Em 07 de Abril de 2016 foi formada uma aliança política entre o seu partido PDT e o PCdoB, você não acha que essa aliança impulsionará apenas as chances de vitória dos candidatos Odilon Neto (PCdoB) e Leonardo Gomes (PCdoB); o que em viés oposto poderá acarretar em derrota nas urnas para você, Iris ou Bedeu?

Gilliard Herinque | Excelente pergunta! Após a aliança entre o meu partido (PDT) e o PC do B, o nosso grupo político se fortaleceu majoritariamente e proporcionalmente. Na nossa coligação temos atualmente 06 vereadores, destes 05 disputam a reeleição. Creio que será uma boa disputa por vagas na Câmara e que a nossa coligação fará o maior número de cadeiras. Não trabalho exclusivamente para ser o vereador mais votado do município, trabalho para vencer as eleições! Vejo concorrentes muito fortes e que muitas vezes têm alguma vantagem sobre mim. Um possui mandato e a força de um Sindicato, o outro possui mandato e é o atual Presidente da Câmara, enquanto os outros três concorrentes também possuem mandato. Venho trabalhando com muita coragem, humildade e dedicação. Quem acompanha o meu trabalho sabe que venho sendo praticamente um vereador durante todos esses anos. Lutei por empregos para os nossos munícipes no Parque Eólico, denunciei desvios e superfaturamentos que ocasionaram a demora na conclusão da Creche Professora Maria da Glória (sede), denunciei a Casa "Fantasma" do Estudante em Salvador, denunciei a falta de médicos, medicamentos e materiais no Hospital Municipal, cobrei a entrega das casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida (sede), solicitando reconstrução de imóveis e punição de culpados por irregularidades, cobrei regularização fundiária da área onde as casas populares foram construídas e os beneficiários do programa puderam murar seus imóveis. Dentre várias ações, cobrei o funcionamento do SAMU, denunciei irregularidades na coleta de lixo da sede e alguns Distritos, denunciei o óleo diesel "fantasma" barrando supostos desvios de recursos públicos e também cobrei a construção de barragens (via CODEVASF). O povo reconhece o serviço que venho prestando ao município e não vejo motivos para desanimar, pelo contrário, os meus eleitores são fiéis e os conquistei com amizade e muito trabalho. Cada candidato do nosso grupo é sabedor das dificuldades e cada um faz o seu trabalho. Acredito que sairei vitorioso nas urnas e que se Deus e o povo permitir no dia 1° de janeiro de 2017 estarei sendo empossado Vereador para defender muito mais o nosso povo trabalhador que almeja renovação na Câmara.

Conexão Gentio do Ouro | Gilliard, quais áreas, caso torne-se vereador, você daria atenção primária?

Gilliard Herinque | Sendo eleito, irei trabalhar principalmente para que as pessoas tenham acesso à saúde de qualidade. Na hora da doença ou quando o paciente sofre um acidente, não dá para esperar. Precisamos de médicos com diferentes especializações e de uma série de exames que atualmente não são realizados no nosso hospital. Defenderei a construção de um novo Hospital na sede do município, mais moderno, confortável e equipado. Gentio do Ouro precisa ter também uma residência confortável e exclusiva para abrigar os nossos pacientes em tratamento na capital. O próximo gestor precisará diminuir gastos desnecessários, enxugando a máquina para investir mais em saúde e também na educação. Na educação lutarei pelo funcionamento da Casa do Estudante em Salvador ou Feira de Santana e também na sede.Trabalharei pela valorização dos servidores públicos, porque o profissional respeitado e valorizado, recebendo em dia o seu salário, trabalha com muito mais vontade. Trabalharei para que as empresas que por ventura vierem a ser instaladas em nosso solo contrate a nossa mão-de-obra, oferecendo oportunidades para nossos jovens e demais munícipes se qualificarem e adentrarem no mercado de trabalho. Atuarei em defesa dos garimpeiros e lavradores, buscando soluções para fortalecer associações e as cooperativas, irei cobrar cada vez mais investimentos em infraestrutura, como pavimentação de ruas e recuperação de estradas, construção de quadras poliesportivas em diversas comunidades com incentivos às práticas esportivas e defenderei durante o meu mandado a construção do Estádio Municipal. Gentio do Ouro precisa crescer preservando a sua essência, a cultura do seu povo e o meio ambiente. Trabalharei pelo funcionamento da Casa da Cultura no município, pelo fortalecimento do turismo com visibilidade aos nossos pontos turísticos e pela preservação ambiental. Dentre várias outras áreas de atuação, irei defender a construção de um Lar dos Idosos de Gentio do Ouro, para que os nossos idosos possam ser tratados com mais carinho e a atenção. Esse belo trabalho social de zelar dos idosos é desempenhado pela Senhora Ilma de João de Gaspa e merece o reconhecimento do poder público municipal.

Conexão Gentio do Ouro | Para finalizar nossa entrevista, deixe suas considerações finais e uma mensagem aos eleitores de Gentio do Ouro.

Gilliard Herinque | Quero agradecer a oportunidade concedida pelo Blog Conexão Gentio do Ouro onde pude mostrar as minhas ideias e o meu trabalho. Acredito na força do povo e no reconhecimento do bom trabalho. Quem me conhece sabe das minhas dificuldades e da minha luta diária, mas também sabe que sou um guerreiro, um jovem trabalhador e um pai de família. Busco fazer o meu melhor, esforço-me para manter a união da minha família, ser sempre um bom pai, um bom marido e um representante que possa estar sempre à altura do povo de Gentio do Ouro. Não tenho medo do trabalho e quero contribuir ainda mais com essa terra que tanto amo. "Muitos já tiveram várias chances, eu só preciso de uma!" Pautado no meu trabalho e apoiado por vários amigos e amigas de bem, peço humildemente o seu voto e o apoio da sua família. Meu número é 12 123 e quero representar vocês! Podem confiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg