Pular para o conteúdo principal

INDOLÊNCIA DOS POLÍTICOS DE GENTIO DO OURO


Em repudia a morosidade, a falta de informação e a indolência dos polìticos de Gentio do Ouro, publiquei um comentário no site http://www.jnavozdopovo.com/ para ser divulgado na Radio Cactus Fm de Xiquexique, sobre a morosidade na conclusão da casa do estudante de Gentio do Ouro em Salvador.


Esse projeto foi indicado pelo Vereador Leonardo Gomes da Silva no dia 29/08/2009, tendo como  justificativa de que muitos jovens do Município de Gentio do Ouro resindem de favor em Salvador.


No dia 03/09/2009 o mesmo foi aprovado pela Câmara Municípal de Gentio do Ouro, porém até o momento ainda não saiu do papel.

Ao ser questionado por esse Blog, o Vereador Léo através de mensagem respodeu que estar no aguardo de uma resposta do prefeito Ivonilto Vieira, e que o mesmo tem muito interesse na conclusão deste projeto.

Interesse este do qual os jovens de Gentio do Ouro com preteções académicas aguardam a conclusão a mais de nove meses.







Comentários

  1. Vocês querem que o projeto seja aprovado na câmara e em seguida realizado oficialmente? Que é isso meu caro! As condições do município precisam ser revistas... Se fosse assim todo vereador podia fazer seu projeto, tramitar pela câmara, ser aprovado, sancionado pelo prefeito e já ser realizado. Para com isso, isso não existe, é preciso analisar vários fatores, vários fatos, mesmo que o projeto seja de fundamental importância.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, após a Câmara Municipal aprovar um projeto, ele é encaminhado ao Prefeito para que possa sancionar ou vetar o projeto.

    Caso concorde, o prefeito terá 15 dias úteis para se manifestar (sanção expressa) ou permanecer em silêncio. Passado esse prazo, sem manifestação do Prefeito, tem-se sancionado o projeto de lei (sanção tácita).

    Caso discorde, o prefeito também terá o mesmo prazo para vetar o projeto de lei, total ou parcialmente.

    O veto é irretratável e deve ser expresso e fundamentado na inconstitucionalidade do projeto (veto jurídico) ou na contrariedade ao interesse público (veto político). Se o Prefeito não motivar o veto, ou seja, sem explicar o porquê, o veto será inexistente, não será válido e se tem como sancionado o projeto de lei, se passados os 15 dias úteis.

    Vetando o projeto, o prefeito deve comunicar em 48h o Poder Legislativo os motivos que levaram a essa deliberação. Cabe à Câmara analisar os motivos/razões do veto em 30 dias a contar do recebimento do projeto. Discordando desses motivos, a Câmara Municipal, por maioria absoluta (metade mais um dos vereadores da Câmara), poder rejeitar o veto, produzindo os mesmos efeitos que a sanção. Como conseqüência, o projeto será novamente encaminhado ao Prefeito para que ele o promulgue.

    Como se vê, a última palavra é do Poder Legislativo.

    ResponderExcluir
  3. Certo. Amigo, quero informar que concordo com você, mas o que eu quis dizer é que para que seja criada a casa de estudantes é preciso levar em conta as condições do município. Sabe lá se Gentio do Ouro tem condições de manter uma casa de estudantes?

    Sou cientista político e acho que dentro dos próximos anos isso não vai acontecer de forma alguma.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, é papel dos legisladores apreciar a benéfica dos projetos e se o município tem condições para comportar ou não.

    Na objetividade do vosso questionamento subentendo que todos esses requsitos foram levados em consideração umas vez que, tal projeto segundo conformidade geral entre a maioria das opinões dos vereadores, teve a sua aprovação.

    No meu singelo entendimento referente ao vosso questionamento é que os vereadores de Gentio do Ouro não são eruditos além do disprovimento total da racionalidade.

    Por fim, resta saber até quando irá perdurar essa emudecia do poder legislativo e execultivo do Município de Gentio do Ouro.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, tudo em nosso país sustenta a morosidade no que tange, principalmente, a concretização ou aplicabilidade de projetos e leis. Contudo, os legisladores tem a função de elaborar leis e aprová-las ou não e isso dentro de sua possível concretude(recursos necessários para tal) tendo, então, o Executivo a função de executar o projeto já que este foi aprovado pela Casa Legislativa e não obteve recusa do mesmo dentro do prazo estabelecido por lei.
    Porém a casa de estudantes em Salvador ainda não saiu do papel e, enquanto isso, nós, estudantes, pagamos altos aluguéis, o que reduz financeiramente o investimento em materiais de estudo; sendo que outros moram de favor.
    Trabalho com responsabilidade e competência e investimento no que é crucial, é isso que esperamos dos políticos de Gentio do Ouro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.